31 dezembro, 2009
Bring It to Life
17 novembro, 2009
Meir Lobaton + Kristjan Donaldson
Normalmente, no conceito de urbanismo sustentável, vemos diversas ideias de fazendas verticais, hortas comunitárias, espaços verdes de uso compartilhado, etc. Ideias que buscam a redução do deslocamento humano para o lazer, trabalho, convívio social, etc., como forma de aumentar o capital social e reduzir a produção de poluição.
O edifício residencial dos escritórios Meir Lobaton e Kristjan Donaldson conseguiu integrar alguns desse conceitos em um belo e interessante desenho. A torre residencial permite que os seus ocupastes possam viver em um apartamento sem abrir mão do jardim de uma casa. Um espaço atraente e funcional que pode ser explorado como um verdadeiro jardim.
03 novembro, 2009
Ed
23 outubro, 2009
The Great Pacific Garbage Patch
Chris Jordan, fotógrafo com trabalhos polêmicos como as fotografias dos efeitos acumulados da cultura do consumo, apresenta agora mais uma impressionante coleção de imagens: The Great Pacific Garbage Patch. Jordan visitou o atol de Midway, no norte do oceano pacífico distante mais de 3000km do continente mais próximo. Sua fotos mostram a revoltante consequência do lixo que largamos no oceanos na vida das aves do atol. São carcaças de jovens albatrozes com quantidades absurdas de plástico em seus estômagos, trazidos por sues pais que acabam não sabendo distinguir o que é alimento e o que é lixo na hora de alimentar seus filhotes. Jordan afirma que nada foi modificado para a realização do trabalho, é a pura realidade encontrada em um dos mais remotos santuários marinhos do planeta.
07 outubro, 2009
Elithis Tower
A Elithis Tower, construída e desenhada pelo escritório francês Arte Charpentier como o prédio comercial mais ambientalmente correto, foi inaugurado em Dijon na França. Intitulado como o primeiro edifício de escritórios energeticamente positivo, a torre produz mais energia do que realmente necessita e descarrega na atmosfera seis vezes menos gases do efeito estufa que um edifício comercial padrão. Todos os materiais desse projeto foram escolhidos de acordo com o seu impacto no meio-ambiente.
Mas até aí nenhuma "inovação nova". Porém, para se manter nas restrições energéticas, todos na Elithis Tower, proprietários, inquilinos, administradores, empregados e visitantes são convidados e orientados a seguir os mesmos conceitos do prédio. Assim, todos usuários estão cientes das suas responsabilidades no consumo racional dentro do edifício. E esse é o grande diferencial da Elithis tower, criar não somente um espaço sustentável mas acima de tudo, promover a cultura da consciência ambiental a todos os seus ocupantes.
04 outubro, 2009
BMW Lovos concept
Anne Fischner, designer alemã de 24 anos, é a autora desse incrível carro conceito criado em colaboração com a BMW. O nome Lovos significa Lifestyle of Voluntary Simplicity - um estilo de vida de simplicidade consciente. Essa tendência, popular no oeste europeu, envolve conhecer as necessidades do material, do intelecto e do espirito enquanto reduz o consumo ao menor nível possível, uma estilo de vida regulado por cada indivíduo. O Projeto é uma idéia filosófica e uma crítica sobre o design, a construção e o uso dos veículos atuais. Em um mundo cada vez mais complexo e caótico, muitas vezes esquecemos de parar, olhar ao redor e pensar em como os produtos e serviços doutrinam a nossa vida. Lovos é um símbolo da autodoutrina, um objeto que procura encorajar o observador a fugir do confortável conformismo que nos cerca. Além da questão ideológica, esse projeto explora e questiona as técnicas construtivas atuais.
O corpo do veículo é feito com 260 elementos idênticos permutáveis presos à estrutura principal. Esse elementos são móveis e cobertos com células fotoelétricas, podendo se ajustar conforme a necessidade, servindo de freio aerodinâmico ou seguir a posição do sol para melhor alimentar o motor. Anne define o seu conceito como contraste, emoção e provocação. Visto aqui.
30 setembro, 2009
ATNMBL
O estúdio Mike and Maaike desenvolveu o projeto de um carro para o ano de 2040, chamado ATNMBL, o nome é formado pelas consoantes de Autonomobile, autonomia + automóvel. Quatro motores elétricos, um para cada roda, que são alimentados por energia solar, coletada pelos painéis que cobrem o automóvel. O conceito foi criado a partir da idéia de que as pessoas podem fazer muitas coisas dentro de um carro que não dirigir. Ao entrar no carro, o usuário responde a simples questão “Para onde você quer ir?” e ele é dirigido automaticamente, através de sistemas de GPS, sensores sofisticados e uma base de dados de navegação. O espaço interno é maior e mais agradável que o de qualquer automóvel convencional, embora o ATNMBL seja bem menor.
25 setembro, 2009
Curitiba Cycle Chic
19 setembro, 2009
NADA
Conheço o Marcelo Bohrer e o trabalho dele há bastante tempo, o cara já criou óculos, uma marca de roupa, desfilou no Amni Hot Spot, foi designer de produtos da Imaginarium, entre outras coisas. O ritmo de vida acelerado e estressante acabou levando-o a ter um colapso físico e mental, o que acabou fazendo ele criar o Clube do Nadismo. Marcelo escreveu o livro ‘Nadismo – Uma Revolução Sem Fazer Nada’ no qual apresenta o conceito que fazer nada também é aproveitar o tempo. Bohrer mostra que a vida corrida, que gera tanto estresse, “é resultado de um modelo de pensamento que glorifica a produtividade no lugar da qualidade, e que isso pode ser mudado reaprendendo a simplesmente não fazer nada”. O Marcelo esta aqui em NY para lançar a versão traduzida para o inglês do livro e para realizar um evento hoje no Central Park.
16 setembro, 2009
NYC is full of surprises
09 setembro, 2009
cadeira infantil Parupu
A cadeira infantil Parupu (do japonês polpa de celulose) foi formulada por um trio de designers suecos e chama atenção especial por sua composição: uma mistura chamada DoraPulp, produto das pesquisas do Sodra Pulp Labs. DoraPulp é um material totalmente reciclável, feito de papel e reforçado com um plástico biodegradável criado pela mistura com maizena ou cana de açúcar. O mais incrível desse processo é que ele consegue manter as qualidades do papel, como leveza, e agrega características típicas do plástico, como resistentência e impermeabilidade. Parupu é o primeiro uso industrial para a DoraPulp, mas certamente não será o último. Via Bola Sociology Design
06 setembro, 2009
Fabio Lopez
17 agosto, 2009
Saipua "Flagship Store"
10 agosto, 2009
Novidades do It'sGreenDesign e mais...
Nunca tínhamos ficado tanto tempo sem atualizar o It'sGreenDesign. Não por falta de conteúdo, mas sim por falta de tempo para conciliar o trabalho e os dias de verão americano e europeu com os posts no blog. Mas a grande novidade é que o Patrick, que recentemente terminou o Master em Arquitetura e Urbanismo em Milão, decidiu voltar para o Brasil de onde continuará escrevendo para o blog e realizando novos projetos de desenvolvimento urbano eco-sustentáveis. Amanhã ele parte para uma semana de merecidas férias na Grécia e depois virá para NY, onde iremos nos encontrar e definir os novos rumos do It'sGreenDesign, depois de mais de um ano postando a distância.