23 outubro, 2009
The Great Pacific Garbage Patch
Chris Jordan, fotógrafo com trabalhos polêmicos como as fotografias dos efeitos acumulados da cultura do consumo, apresenta agora mais uma impressionante coleção de imagens: The Great Pacific Garbage Patch. Jordan visitou o atol de Midway, no norte do oceano pacífico distante mais de 3000km do continente mais próximo. Sua fotos mostram a revoltante consequência do lixo que largamos no oceanos na vida das aves do atol. São carcaças de jovens albatrozes com quantidades absurdas de plástico em seus estômagos, trazidos por sues pais que acabam não sabendo distinguir o que é alimento e o que é lixo na hora de alimentar seus filhotes. Jordan afirma que nada foi modificado para a realização do trabalho, é a pura realidade encontrada em um dos mais remotos santuários marinhos do planeta.
Etiquetas:
Art,
Photography
07 outubro, 2009
Elithis Tower
A Elithis Tower, construída e desenhada pelo escritório francês Arte Charpentier como o prédio comercial mais ambientalmente correto, foi inaugurado em Dijon na França. Intitulado como o primeiro edifício de escritórios energeticamente positivo, a torre produz mais energia do que realmente necessita e descarrega na atmosfera seis vezes menos gases do efeito estufa que um edifício comercial padrão. Todos os materiais desse projeto foram escolhidos de acordo com o seu impacto no meio-ambiente.
Mas até aí nenhuma "inovação nova". Porém, para se manter nas restrições energéticas, todos na Elithis Tower, proprietários, inquilinos, administradores, empregados e visitantes são convidados e orientados a seguir os mesmos conceitos do prédio. Assim, todos usuários estão cientes das suas responsabilidades no consumo racional dentro do edifício. E esse é o grande diferencial da Elithis tower, criar não somente um espaço sustentável mas acima de tudo, promover a cultura da consciência ambiental a todos os seus ocupantes.
Etiquetas:
Architecture,
Lifestyle,
Technology
04 outubro, 2009
BMW Lovos concept
Anne Fischner, designer alemã de 24 anos, é a autora desse incrível carro conceito criado em colaboração com a BMW. O nome Lovos significa Lifestyle of Voluntary Simplicity - um estilo de vida de simplicidade consciente. Essa tendência, popular no oeste europeu, envolve conhecer as necessidades do material, do intelecto e do espirito enquanto reduz o consumo ao menor nível possível, uma estilo de vida regulado por cada indivíduo. O Projeto é uma idéia filosófica e uma crítica sobre o design, a construção e o uso dos veículos atuais. Em um mundo cada vez mais complexo e caótico, muitas vezes esquecemos de parar, olhar ao redor e pensar em como os produtos e serviços doutrinam a nossa vida. Lovos é um símbolo da autodoutrina, um objeto que procura encorajar o observador a fugir do confortável conformismo que nos cerca. Além da questão ideológica, esse projeto explora e questiona as técnicas construtivas atuais.
O corpo do veículo é feito com 260 elementos idênticos permutáveis presos à estrutura principal. Esse elementos são móveis e cobertos com células fotoelétricas, podendo se ajustar conforme a necessidade, servindo de freio aerodinâmico ou seguir a posição do sol para melhor alimentar o motor. Anne define o seu conceito como contraste, emoção e provocação. Visto aqui.
Etiquetas:
Concept,
Technology,
Transportation
Assinar:
Postagens (Atom)