10 janeiro, 2009

NRF ou National Retail Federation


A NRF, ou National Retail Federation, é a federação nacional do verejo americano, que promove anualmente a maior convenção mundial sobre o assunto aqui em NYC, também conhecida como Retail’s Big Show, ou “grande show do varejo”. Estou acompanhando a NRF pelo Blue Bus e, segundo a coluna do Marinho, nunca houve um clima tão ruim antes do evento - até mesmo em 2001, depois dos ataques de 11 de setembro, os ânimos estavam melhores. Por isso mesmo, a crise deve dar o tom do encontro desse ano. Curiosamente, sustentabilidade também será tema recorrente nessa convenção. Para explicar a presença de um assunto teoricamente institucional em um evento voltado para a busca de resultados concretos, basta dizer que uma pesquisa feita no final do ano passado pela Edelman em 10 países, incluindo o Brasil, mostrou que a maioria dos entrevistados, apesar da crise, está disposta a privilegiar marcas que apóiam causas sociais. Esse estudo reforça a tese de que a crise pode levar muita gente a reavaliar, afinal, o papel do consumo em suas vidas, o que favoreceria, sem dúvida, marcas comprometidas com projetos sócio-ambientais.

Bookmark e Compartilhe

Um comentário:

  1. Sempre fui otimista em relação à crise no sentido da sustentabilidade!
    Legal levantarem essa questão.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Gostou do blog? Deixe o seu comentário