30 junho, 2008

Stack Chair


Amplifier é um eclético estúdio inglês que desenvolve uma série de produtos criativos e muito econômicos. Um dos projetos realizados se chama “Stack Chair” e é um adesivo para colar na parede que reproduz o encosto de uma cadeira. Você só precisa juntar as suas revistas, a partir do chão, até criar uma pilha da altura desejada. Se eu fosse utilizar todas as minhas revistas, acredito que iriam faltar paredes e sobrar cadeiras. Dica legal enviada pela Rebeca Figur, estilista de calçados. Visto aqui.

Hrafn Gunnarsson


Cabideiro visto no portfólio de Hrafn Gunnarsson.

29 junho, 2008

The earth power is green...


The earth power is green, the man power kill everything. 
O poder da terra é verde, o poder do homem mata qualquer coisa. 
Estampa de camiseta vista aqui.

Do you live in a happy city?



Ilustração realizada pelo estúdio Hort para a revista enRoute para ilustrar o tópico "Vocês vivem em uma cidade feliz?". Veja aqui.




27 junho, 2008

Cris Etter, Fabrica and Colors Magazine


Após citar o blog do amigo Criss Etter no post anterior, ele merece um post especial relativo ao seu trabalho. Na Itália Cris trabalhou na
Saatchi&Saachi Milão, agência na qual casualmente também trabalhei um ano mais tarde, e posteriormente integrou o departamento de comunicação visual da Fabrica, United Colors of Benetton's Comunication Research em Treviso. Passou pela Unit9 em Londres e atualmente tem o seu estúdio, Etter Studio, na Suíça.

Em 2007, enquanto Cris ainda estava na Fabrica e durante as pesquisas para a revista
Colors Magazine, também da Benetton, eu colaborei com conteúdo green postado no blog da Fabrica. "Bad apples", é o post com o link para o site do Greenpeace que imita o site da Apple criticando a empresa por utilizar substâncias quimicas perigosas em seus produtos. Atualmente a Apple melhorou um pouco sua classificação no Greenpeace.



Criss Etter trabalhou na criação da edição da Colors Magazine "Colors 271: Benvenuti a Vörland". Na edição, diante das mudanças climáticas do Planeta, Colors colocou sua redação no futuro para visitar a Vörland, uma ilha na Escandinavia onde, de forma imaginaria, o clima é maravilhoso e também as coisas que acontecem por lá. Considerada por séculos fria e inóspita, Vörland além de superar brilhantemente os tempos duros do fim da Era do Petróleo se transformou em um dos locais mais procurados pelos turistas do mundo. A ilha é um oasis verde, capaz de usar todo os seus recursos de que dispõem sustentávelmente. Mais detalhes aqui.



Bioparque di Vörland: dupla de "conifers" Escandinava, sofrendo devido ao forte calor.
Vörland Biopark: pair of Scandinavian conifers suffering from extreme heat.
Foto: © Lorenzo Vitturi/COLORS/FABRICA


Boneco de Areia, Härdafrost Beach.
Sandman, Härdafrost Beach.
Foto: © Lorenzo Vitturi/COLORS/FABRICA


Uma senhora espera pacientemente na parada do pedibus.
A woman standing patiently at the pedibus stop.
Foto: © Reed Young/COLORS/FABRICA


Cambrella Pack de Jackson Turner, trasforma o recolhimento da água da chuva em accessório.
Cambrella Pack by Jackson Turner turns rainwater storage from necessity to an accessory.
Foto: © Lorenzo Vitturi/COLORS/FABRICA

Monumento a Era do Petróleo.
Monument to the Petroleum Era.

Foto: © Lorenzo Vitturi/COLORS/FABRICA


Etter presta ainda consultoria para a Fabrica, United Colors of Benetton's Comunication Research. A excelente MicroCreditAfricaWorks é umas das recentes campanhas promovidas pela Benetton para financiar o micro-crédito na África através da Birima, sociedade de crédito cooperativo fundada pelo cantor senegales Youssou N'Dour, que oferece serviços financiarios a pequenas empresas, artesões, profissionais e artistas para o desenvolvimento autonomo das suas atividades. Etter contribui com 1% dos lucros anuais do seu estúdio para projetos sociais na África.



Ainda no blog da Fabrica, Etter postou o video que registrei de uma ação contra a loja Dior, na Via Montenapoleone, aqui em Milão. Embora não saiba o exato motivo, espero que tenho sido por uma causa "green". O vídeo tambem foi publicado na capa do Terra, no Brasil.



Emil Kozak



O trabalho gráfico do designer Emil Kozak é incrível, não sei quanto a produção, mas grande parte das suas ilustrações têm o espírito "greendesign" do blog. Visto no blog thescienceofcreativity do meu amigo suiço Cris Etter.


26 junho, 2008

Bibi Eco



Trabalhando para a Bibi Calçados com pesquisa e desenvolvimento de produto de Milão para o Brasil, apresentei diversos trabalhos com conteúdo ECO. A empresa lançou no ano passado uma linha chamada Bibi Eco e o site www.venhapreservar.com com a campanha cidadã. A linha Bibi Eco ainda está disponível na coleção 2008, além da linha Ecologic
As pesquisas com conteúdo ECO realizadas para a Bibi Calçados foram uma das inspirações para o nascimento do ItsGreenDesig.



The Birds, Bats, & Bees



Em Londres, a Phillips de Pury & Company em parceria com Adventure Ecology convidou renomados artistas para criarem The Birds, Bats, & Bees, casas de pássaros, morcegos e abelhas a partir da reciclagem dos papéis, plásticos e madeiras descartados nos processos de embalagem, transporte e instalações das obras de arte. O declínio do número dessas espécies de animais de seu habitat natural no Reino Unido é extremamente prejudicial para todo o sistema ecológico. Os protótipos serão vendidos em leilão amanhã, 27 de junho, em Londres e a renda será em benefício da Sculpt the Future Foundation.



Ecopanchina



Nastro Azzurro Design Award é um concurso promovido pela cerveja italiana Nastro Azzurro. A partir da garrafa de 33 cl, jovens criativos em geral tinham que reinventar objetos de uso quotidiano, de forma irônica e no limite do surreal e do improvável. Rafael Vinader com o projeto Ecopanchina venceu na categoria melhor idéia para a reutilização da garrafa. Visto aqui.

Greenpeace Green Bag



Criação da Agência ACW Grey, de Israel e visto aqui.

25 junho, 2008

BlueBus, coluna do Marinho

(...) foram 4 os seminários em Cannes falando sobre marketing verde e sustentabilidade, no seu sentido mais amplo. Houve ainda as palestras da DraftFCB, da Rapp Collins e a da Leo Burnett sobre valorização do ser humano. Este é outro movimento importante - diante da crescente percepção dos consumidores de que os produtos têm desempenho mais ou menos equivalente, as marcas passaram a buscar identificaçao com o consumidor por meio da associação com valores comuns. O problema é que nem todas têm credenciais para arvorar-se em defensores do meio ambiente ou abraçar causas humanistas, embora coerência não seja mesmo exatamente o forte de alguns executivos de marketing ou de publicidade. (...)

Coluna de hoje do
Marinho, no BlueBus. A coluna vem a calhar com o post "McDonaldsGreen?" aqui do itsgreendesign publicado ontem no próprio BlueBus e no Coletiva.net.

McDonalds Green?



Tanto o BlueBus quanto o Coletiva.net publicaram ontem o post "McDonalds Green?" aqui do itsgreendesign.
: )


24 junho, 2008

Camper Shoes Spring/Summer 08



Em 1877, Antonio Fluxá foi da ilha de Maiorca, Espanha para a Inglaterra para aprender sobre calçado. O que ele aprendeu lá, colocou em ação imediatamente, e fundou uma empresa de sapato que seu neto Lorenzo transformou em Camper Shoes em 1975. Hoje, na quarta geração da família, a empresa ainda é baseada em Maiorca e seus sapatos são vendidos em todo o mundo. Recentemente a Camper realizou uma "campy party" na Alemanha, para comemorar o lançamento da coleção Primavera/Verão 08. Visto aqui.



Desde que conheci a Camper e o seu "food shop" Camper FoodBALL, em 2004, em Barcelona, sou apaixonado pelo conceito idealizado Martí Guixé. FoodBALLl foi todo realizado com bio-construção e é o lugar onde a Camper estende o seu espírito com todas as características que o compõem. Sem dúvida um local para fazer uma refeição utilizando todos os sentidos.

trioBike



Segundo a empresa trioBike é a primeira com três independentes funções, é simples, permutável e não necessita de ferramentas para alterar entre as funções. Para as ruas planas e calçadas regulares na europa é perfeita, mas no Brasil não é para qualquer cidade. Visto aqui.

23 junho, 2008

Design Lab Competition



A nova Eco-Design Community Metacycle com a intenção de prolongar a longevidade dos objetos transformando-os, lançou a Design Lab Competition. Para participar basta escolher um dos 10 produtos selecionados e projetar algo novo, criativo, funcional e eco responsável, restituindo uma nova utilidade para o objeto. Veja a galeria de idéias já propostas. Visto aqui.

McDonalds Green?



McDonalds Green? no mínimo é de desconfiar! Recentemente participei de uma pesquisa do McDonalds aqui na Itália, eles me gravavam enquanto eu respondia perguntas sobre a marca. Uma das perguntas era se eu separaria o lixo para reciclagem resultante do meu pedido após ter feito uma refeição. Obviamente a minha resposta foi "sim", até porque moro em Milão, e não Nápoles, e já estou mais do que habituado. Posteriormente me perguntaram se eu pagaria a mais por uma embalagem biodegrável e/ou sustentável. A minha resposta foi "não", pois acredito que o "eco-elite" seja hipócrita, ou seja, o eco tem que estar acessível a todos, com um custo igual ou inferior as embalagens normais. Como consumidor, não quero pagar a mais para ter uma embalagem eco. Eco, no caso, não deveria ser a opção do cliente, mas sim a opção da empresa. Caso contrário a empresa não devería levantar essa bandeira.

SkinBag



SkinBag é feita de uma pele sintética, sem emendas, que se torna uma extensão do próprio corpo. SkinBag simboliza a ambivalência entre o natural e o artificial e antecipa a fusão do orgânico e do digital. Algumas SkinBags são produzidas com borracha natural e são biodegráveis. Cada uma é feita manualmente pelo designer Olivier GOULET. É no mínimo bizarro! Mas ao menos não é todo ladrão que teria coragem de roubar uma bolsa dessas. Visto aqui.



Light Sensitive T-shirt


T-shirt concebida para quem sofre de transtorno sazonal (tristeza). O texto é impresso com tinta uv sensível que aparece sob luz solar. Visto aqui.

Grow Sphere



O estudante da Willen De Kooning Akademie, em Rotterdam, Holanda, trouxe para o Salão Satélite do Móvel em Milão, uma mostra muito interessante e criativa. A Grow Sphere, idealizada por Merijn van Essen. Uma orquídea cresce dentro de uma esfera de vidro. Conforme alguém se aproxima, a esfera acende, através de uma interação entre as pessoas e o mundo vegetal. Difícil de explicar, lindo de ver, a peça faz as vezes de luminária ao mesmo tempo que coloca um pouco de verde dentro de casa. Visto aqui em Milão.

21 junho, 2008

NmG by Myers Motors



O NmG da Myers Motors é um pequeno veículo eléctrico com três rodas que foi aprovado nos EUA. Atinge até 120 km/h e só pode transportar um passageiro, faz um percurso de 50 km entre recargas. E para a recarga, basta ligar o carro em uma tomada! Eu quero!
Visto
aqui.



Coke Clothing Line Made from Plastic Bottles


A Coca-Cola nos EUA lançou uma linha de camisetas com tecido feito de garrafas de plástico recicladas. As t-shirts são vendidas por USD 7,50 em cerca de 400 lojas Wal Mart e também no site da varejista. Exibem estampas como 'Make your plastic fantastic'. A iniciativa é uma maneira da companhia responder às criticas de que suas garrafas de plástico estão lotando os depósitos de lixo. Visto aqui e aqui

20 junho, 2008

Ethical Fashion Show



Mais uma edição da 
Ethical Fashion Show acontecerá de 09 a 12 de outubro em Paris com desfiles, showrooms e conferências sobre o tema.

Garden Spots


TODO Design e DAS Studio's criaram uma proposta de Garden Spots - uma idéia verde para a paisagem urbana com a criação de "pequenos jardins" nos painéis comerciais. São Paulo deveria aproveitar a idéia para dar uma utilidade as estruturas dos antigos painéis depois da Lei da Cidade Limpa. Visto aqui.

Reverse Graffiti Project



Por iniciativa da
Verde Works, que reuniu o Inglês Moose, artista especializado em inverter graffiti. "Reverse Graffiti Project" destinava-se a criar um gigante mural na entrada do túnel de São Francisco. Ao contrário do graffiti que conhecemos, o artista tem feito o seu trabalho sem nenhuma gota de tinta, mas somente com stencils e alta pressão de limpeza. Visto aqui.



Floating Ecopolis for Climate Refugees


O Lilypad, por Vincent Callebaut, é um conceito de uma cidade flutuante auto-suficiente destinada a fornecer abrigos para refugiados de futuras alterações climáticas. Biomimetismo, foi claramente a inspiração por trás do projeto. O Lilypad, destina-se a ser uma cidade de emissões zero. Cada uma destas cidades flutuantes destina-se a cerca de 50000 pessoas. Um terreno misto, fornecido por uma lagoa artificial e três cumes, criam um ambiente diversificado para os habitantes. O Lilypad deve estar perto de uma costa ou flutuando no oceano, viajando de acordo com as correntes. O projeto não está nem sequer perto de acontecer, mas no futuro pode realmente apresentar uma verdadeira solução para o problema das alterações climáticas. Espero que a situação climática não chegue a tal ponto! Visto aqui.



19 junho, 2008

Designing Naturally



Os convites para o workshop de amanha em Cannes de Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil Design, distribuídos aos seus colegas do Juri de Design foram impressos a laser sobre folhas secas de amendoeira colhidas no chão do Rio de Janeiro. O workshop terá o titulo de 'Designing Naturally'. Naturalmente original! Visto aqui.

Veja Grama e Veja + Christine Phung



Mesmo já conhecendo a marca francesa Veja a bastante tempo, desde que inicie a trabalhar com pesquisa para um empresa do setor calçadista, ela merece um lugar de destaque nesse blog. Veja trabalha diretamente com pequenos produtores brasileiros organizados em cooperativas de algodão biológico e látex natural da Amazônia. A marca criou uma cadeia de suprimentos que respeita tanto os seres humanos quanto o meio ambiente.



A coleção Veja Grama é feita de algodão biológico, couro ecológico e borracha da Amazônia. A quantidade de borracha natural contida está gravada na sola de cada sneaker e a quantidade é diferente de acordo com o tamanho. A coleção Veja Grama contem o dobro da borracha natural que os outros tênis. Veja paga a borracha para a cooperativa com um prêmio de 25% em comparação com o mercado global, permitindo aos Seringueiros de viverem com dignidade da colheita da borracha. Segundo a empresa trabalhar com a borracha da Amazônia, e tendo em conta um "custo ambiental" no cálculo do preço, é uma solução eficaz para evitar a desmatamento da floresta.



Um ano atrás, Veja convidou a jovem fashion designer francesa Christine Phung a colaborar com a nova coleção Veja Tauá, em couro ecológico e látex natural. As cores foram inspiradas em uma estética Pop e a coleção Veja + Christine Phung foi apresentada no ano passado no Centro Pompidou em Paris. Visto no blog da marca.



Peddling Green



Os designers americanos da Society Creative llc. uniram o útil ao agradável para criar o "Bloom ", uma bicicleta que lança bolhas de sabão vegetal misturadas a sementes, enquanto a pessoa pedala. O sistema é muito simples e eficaz. Um pequeno tubo de alumínio é acoplado ao eixo da roda traseira da bike e é só pedalar para deixar um rastro verde. As sementes lançadas pela bike são levadas pelo vento e germinam graças à umidade da bolha de sabão. A engenhoca recebeu o prêmio DESIGN 21