22 abril, 2009

Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 1)

Seguindo a Milan Design Week 09, o It'sGreenDesign vai acompanhar o que acontece nos eventos dentro e fora do Salão do Móvel 2009 na semana mais agitada do ano inteiro. A cada dia, vou tentar trazer um pouco dos mais de 500 eventos espalhados pelas ruas e prédios de Milão.

casa modular, sustentavel, eco-house, milan design week

Seguindo pelas ruas da Zona Tortona ou pelos infindáveis corredores dos pavilhões em Rho, tomada por visitantes de todo o mundo, é fácil se perder entre milhares de exposições e instalações. Quem vem para Milão nos dias do Salão do Móvel, encontra uma cidade bem diferente de todas as outras semanas do ano. Entre as inúmeras obras, móveis, roupas e ideias, algumas chamam atenção pela proposta de sustentabilidade. Uma das primeiras coisas que gostei nesse primeiro dia da MDW 09 foi o projeto More With Less. São casas modul
adas que tem como objetivo repensar o modo de habitar cotidiano, criando um oásis funcional, um novo modo de viver o tempo livre em linha com o estilo de vida atual. O projeto emprega 14 conceitos de sustentabilidade nas casas que, por serem moduladas, podem se adaptar a diferentes contextos e ao mesmo tempo evitar a monotonia da repetição.

cardboard, reciclagem, moveis, milan design week

Outro conceito muito legal é o da empresa húngara Karton Art Design que recicla móveis antigos e substitui as partes defeituosas com papelão reciclado. O resto da decoração do móvel fica por conta do criatividade do comprador.

cork, eco design, portugal, milan design week

A Corque, empresa portuguesa, trouxe para a MWD a exposição Design Living Objects. Objetos e móveis bem legais, como o candelabro-rolha, desenvolvidos através de processos de design sustentável utilizando cortiça, um material natural e reciclável.

bicicleta, sustentavel, zero emission, milan design week

Que tal levar a verdura fresca direto ao consumidor sem produzir nenhuma grama de poluição? Divertido conceito intitulado Orto-Ciclo.

eco conceito, green design, public design festival, milan design week

A MDW é sempre um espaço repleto de diferentes iniciativas e eventos. O Public Design Festival selecionou 16 projetos para revitalizar os estacionamentos urbanos e criar novos espaços experimentais com soluções inovadoras e criativas para a cidade. Um desses espaços, o Energy Are People. A tabela de "preços" da energia para carregar o celular ou notebook é cotada em minutos de pedaladas. A instalação foi toda feita com materiais reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog? Deixe o seu comentário