27 abril, 2009

Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 5)

recycle, milan design week, green design

Infelizmente a melhor semana do ano chegou ao fim. Nenhum outro período do ano a cidade é tão viva como na Semana do Design. Para fechar com chave de ouro os 5 dias de intensas atividades, trocas culturais e muita festa, selecionei os projetos que mais gostei nesse último percurso pelos eventos da MDW 09. Desde o ano passado, uma série de mostras intituladas Best Up reúne projetos e conceitos com responsabilidade ambiental e social. O primeiro conceito da minha lista de favoritos é o cadeira Text-ile, que utiliza teclados de notebooks descartados para suavizar a superfície do móvel. O efeito visual e de suavidez são surpreendentes. O projeto foi idealizado e conduzido pelo arquiteto Paolo Righetti, fundador e presidente do Laboratório Dagad que produzio a Text-ile.

recycle, milan design week, green design

Utilizando praticamente o mesmo material, o projeto Read_me, da empresa Trend, transformou teclas de computador descartadas em mosaico decorativo. O projeto faz parte do Design del Riuso, workshop realizado pelo Laboratório Gadag que teve como objetivo reaproveitar e reinterpretar o uso de materiais para evitar o seu desperdício.

clean energy, milan design week, best up, green design

A School of the Art Institute of Chicago trouxe para a MDW 09 a mostra 2000 Watt Living, uma coleção de trabalhos que buscam diminuir a quantidade individual de energia consumida. O conceito Prayer Wheel Energy Generator aproveita aos cilindros de reza no Tibet, que tradicionalmente devem ser girados manualmente, para produzir energia e alimentar o sistema de iluminação. O protótipo utilizou peças descartadas de bicicletas e aparelhos elétricos para ser produzido. É interessante ver como se pode aproveitar os simples gestos cotidianos para produzir energia limpa.

bird feeder, milan design week, eco design

O Birdfeeder é um divertido projeto para deixar a natureza sempre por perto. As migalhas de pão do café da manhã não precisam necessariamente ir para o lixo, podem servir de alimento para pássaros.

recycle, milan design week, eco design, water bottle

O projeto é antigo mas continua atual. Se chama Accadueò e é uma interessante forma de reaproveitar garrafas de água de plástico.

caneta bic, eco art, milan design week

Velhas canetas Bic são a principal matéria prima da Anemone, uma lâmpada de mesa que pode ganhar diferentes formas graças ao seu sistema de ligação entre as canetas com fios de nylon.

bicycle, milan design week, japan design selection

Vistando a o museu da Triennale, a mostra Japan Design Selection expôs muitos produtos interessantes desenhados por japoneses, de roupas à meios de transporte. A 17 bicycle ExWalker recebeu premiação em design de produto em 2004. A edição desse ano da MDW me agradou muito, porém concordo com quem comentou do baixo número de novas ideias. Muitas formas interessantes mas ainda baseados em velhos conceitos. Espero que a Semana do Design de Milão 2010 transforme novamente a cidade e traga muito mais cultura, diversão e green design.

Bookmark e Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog? Deixe o seu comentário