27 abril, 2009
Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 5)
Infelizmente a melhor semana do ano chegou ao fim. Nenhum outro período do ano a cidade é tão viva como na Semana do Design. Para fechar com chave de ouro os 5 dias de intensas atividades, trocas culturais e muita festa, selecionei os projetos que mais gostei nesse último percurso pelos eventos da MDW 09. Desde o ano passado, uma série de mostras intituladas Best Up reúne projetos e conceitos com responsabilidade ambiental e social. O primeiro conceito da minha lista de favoritos é o cadeira Text-ile, que utiliza teclados de notebooks descartados para suavizar a superfície do móvel. O efeito visual e de suavidez são surpreendentes. O projeto foi idealizado e conduzido pelo arquiteto Paolo Righetti, fundador e presidente do Laboratório Dagad que produzio a Text-ile.
Utilizando praticamente o mesmo material, o projeto Read_me, da empresa Trend, transformou teclas de computador descartadas em mosaico decorativo. O projeto faz parte do Design del Riuso, workshop realizado pelo Laboratório Gadag que teve como objetivo reaproveitar e reinterpretar o uso de materiais para evitar o seu desperdício.
A School of the Art Institute of Chicago trouxe para a MDW 09 a mostra 2000 Watt Living, uma coleção de trabalhos que buscam diminuir a quantidade individual de energia consumida. O conceito Prayer Wheel Energy Generator aproveita aos cilindros de reza no Tibet, que tradicionalmente devem ser girados manualmente, para produzir energia e alimentar o sistema de iluminação. O protótipo utilizou peças descartadas de bicicletas e aparelhos elétricos para ser produzido. É interessante ver como se pode aproveitar os simples gestos cotidianos para produzir energia limpa.
O Birdfeeder é um divertido projeto para deixar a natureza sempre por perto. As migalhas de pão do café da manhã não precisam necessariamente ir para o lixo, podem servir de alimento para pássaros.
O projeto é antigo mas continua atual. Se chama Accadueò e é uma interessante forma de reaproveitar garrafas de água de plástico.
Velhas canetas Bic são a principal matéria prima da Anemone, uma lâmpada de mesa que pode ganhar diferentes formas graças ao seu sistema de ligação entre as canetas com fios de nylon.
Vistando a o museu da Triennale, a mostra Japan Design Selection expôs muitos produtos interessantes desenhados por japoneses, de roupas à meios de transporte. A 17 bicycle ExWalker recebeu premiação em design de produto em 2004. A edição desse ano da MDW me agradou muito, porém concordo com quem comentou do baixo número de novas ideias. Muitas formas interessantes mas ainda baseados em velhos conceitos. Espero que a Semana do Design de Milão 2010 transforme novamente a cidade e traga muito mais cultura, diversão e green design.
Etiquetas:
Milan Design Week 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do blog? Deixe o seu comentário