27 abril, 2009
Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 5)
Infelizmente a melhor semana do ano chegou ao fim. Nenhum outro período do ano a cidade é tão viva como na Semana do Design. Para fechar com chave de ouro os 5 dias de intensas atividades, trocas culturais e muita festa, selecionei os projetos que mais gostei nesse último percurso pelos eventos da MDW 09. Desde o ano passado, uma série de mostras intituladas Best Up reúne projetos e conceitos com responsabilidade ambiental e social. O primeiro conceito da minha lista de favoritos é o cadeira Text-ile, que utiliza teclados de notebooks descartados para suavizar a superfície do móvel. O efeito visual e de suavidez são surpreendentes. O projeto foi idealizado e conduzido pelo arquiteto Paolo Righetti, fundador e presidente do Laboratório Dagad que produzio a Text-ile.
Utilizando praticamente o mesmo material, o projeto Read_me, da empresa Trend, transformou teclas de computador descartadas em mosaico decorativo. O projeto faz parte do Design del Riuso, workshop realizado pelo Laboratório Gadag que teve como objetivo reaproveitar e reinterpretar o uso de materiais para evitar o seu desperdício.
A School of the Art Institute of Chicago trouxe para a MDW 09 a mostra 2000 Watt Living, uma coleção de trabalhos que buscam diminuir a quantidade individual de energia consumida. O conceito Prayer Wheel Energy Generator aproveita aos cilindros de reza no Tibet, que tradicionalmente devem ser girados manualmente, para produzir energia e alimentar o sistema de iluminação. O protótipo utilizou peças descartadas de bicicletas e aparelhos elétricos para ser produzido. É interessante ver como se pode aproveitar os simples gestos cotidianos para produzir energia limpa.
O Birdfeeder é um divertido projeto para deixar a natureza sempre por perto. As migalhas de pão do café da manhã não precisam necessariamente ir para o lixo, podem servir de alimento para pássaros.
O projeto é antigo mas continua atual. Se chama Accadueò e é uma interessante forma de reaproveitar garrafas de água de plástico.
Velhas canetas Bic são a principal matéria prima da Anemone, uma lâmpada de mesa que pode ganhar diferentes formas graças ao seu sistema de ligação entre as canetas com fios de nylon.
Vistando a o museu da Triennale, a mostra Japan Design Selection expôs muitos produtos interessantes desenhados por japoneses, de roupas à meios de transporte. A 17 bicycle ExWalker recebeu premiação em design de produto em 2004. A edição desse ano da MDW me agradou muito, porém concordo com quem comentou do baixo número de novas ideias. Muitas formas interessantes mas ainda baseados em velhos conceitos. Espero que a Semana do Design de Milão 2010 transforme novamente a cidade e traga muito mais cultura, diversão e green design.
Etiquetas:
Milan Design Week 2009
25 abril, 2009
Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 4)
Hoje dediquei o dia a visitar os gigantescos pavilhões do Salão Internacional do Móvel e em especial o Salone Satellite, reservado aos jovens talentos. Alguns conceitos são bem legais, outros mais parecem uma competição para criar o móvel mais diferente que se possa imaginar. Entre corredores cheios de avisos irritantes de "don't touch", "don't sit" e "don't take picutres", algumas coisas boas me chamaram a atenção, como esses tijolos que incorporam literalmente a natureza na construção.
O pelego de sacos plásticos reciclados veio do Marrocos.
O bambú tem sido um material bastante recorrente esse ano. A torre de CDs é do designer industrial Yu Bin.
Entre milhares de expositores que visitei, poucas marcas levantaram a bandeira da sustentabilidade. A Artek foi uma das poucas à apresentar um produto inovador juntando dois bons conceitos: o 10-Unit System e o material UPM ProFI. O novo material é um composto de plástico e madeira reciclada com boas propiredades de reaproveitamento. O sistema de peças em "L" do designer Shigeru Ban, permite uma grande variedade de montagem de diferentes móveis com uma única forma.
Siga o It'sGreenDesign pelo twitter.
Etiquetas:
Milan Design Week 2009
24 abril, 2009
Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 3)
A Semana do Design de Milão continua muito agitada. O dia foi longo mas com boas surpresas. Na Università degli Studi di Milano, a quantidade de conceitos interessantes para ver, deixa o visitante perdido mas no bom sentido. Com o título de Interni Design Energies, os pátios internos da universidade abrigam instalações dedicadas às energias inteligentes e sustentáveis. A BambooEcoDome junta o bambú, o ferro e a areia em uma estrutura com elementos naturais e contemporâneos para criar um espaço flexível e dinâmico.
Seguindo pela mostra, o conceito T-Energy cria a ideia uma de arquitetura moderna onde os elementos estruturais, decorativos e componentes para a criação de energia, se unem em um único produto. A instalação tenta demonstrar como todos esses elementos podem virar elementos essenciais e não acessórios.
A mostra Milano Green Art Festival explora a cultura da reciclagem de materiais através de arte sonora, visual e interativa. O instalação interativa Girandole desenvolve uma reflexão da ecologia através o uso da energia eólica. Quem participa é convidado a assoprar os cataventos para limpar o mundo da poluição, exatamente como a energia eólica faz.
O artista Green Gorilla, conhecido somente por seu pseudônimo, também participa da mostra Milano Green Art Festival. Intitulado eco-terrorista pela imprensa de Hong Kong, ele participa com uma proposta de street-art eco compatível.
Uma frequente surpresa nesses dias de MDW é descobrir a bella Milano escondida. Com a apropriação de grande parte dos prédios da cidade por parte das exposição, muitas vezes me deparo com pequenos oásis de natureza escondidos em meio ao cinza dos prédios, que não poderiam ser vistos (e conhecidos) sem que houvessem exposições que os abrissem ao público visitante.
Etiquetas:
Milan Design Week 2009
23 abril, 2009
Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 2)
Continuando com a cobertura da Semana do Design de Milão, hoje encontrei ideias muito legais caminhando pela Zona dei Navigli. A primeira, a bicicleta acima, não era exatamente parte das mostras catalogadas mas chamou muita atenção de quem passava. Incentivar o usa da bicicleta vai ser sempre uma boa ideia.
A segunda ideia interessante e divertida, faz parte do mesmo Public Design Festival do post anterior. Porém dessa vez, a vaga de estacionamento foi substituida por container que, ao invés de estar cheio de sujeira, contém um pequeno jardim público. O projeto se chama Yogami e no momento que tirei as fotos, uma banda um tanto quanto estranha fazia bom uso do espaço.
Em praticamente todos os espaços expositivos é possível achar um press kit sobre o trabalho exposto, mas quando o número de espaços ultrapassa a casa dos três zeros, a quantidade de papel distribuido se torna colossal. A Tivoli, por outro lado, teve uma ideia que particularmente gostei muito. A empresa presenteou um pendrive de 2GB com todo o material informativo dos produtos expostos. O melhor é que além de ser feito todo com madeira, o press kit não vai fora depois do uso.
Siga o It'sgreenDesign pelo Twitter.
Etiquetas:
Milan Design Week 2009
22 abril, 2009
Semana do Design de Milão 2009 - (Parte 1)
Seguindo a Milan Design Week 09, o It'sGreenDesign vai acompanhar o que acontece nos eventos dentro e fora do Salão do Móvel 2009 na semana mais agitada do ano inteiro. A cada dia, vou tentar trazer um pouco dos mais de 500 eventos espalhados pelas ruas e prédios de Milão.
Seguindo pelas ruas da Zona Tortona ou pelos infindáveis corredores dos pavilhões em Rho, tomada por visitantes de todo o mundo, é fácil se perder entre milhares de exposições e instalações. Quem vem para Milão nos dias do Salão do Móvel, encontra uma cidade bem diferente de todas as outras semanas do ano. Entre as inúmeras obras, móveis, roupas e ideias, algumas chamam atenção pela proposta de sustentabilidade. Uma das primeiras coisas que gostei nesse primeiro dia da MDW 09 foi o projeto More With Less. São casas moduladas que tem como objetivo repensar o modo de habitar cotidiano, criando um oásis funcional, um novo modo de viver o tempo livre em linha com o estilo de vida atual. O projeto emprega 14 conceitos de sustentabilidade nas casas que, por serem moduladas, podem se adaptar a diferentes contextos e ao mesmo tempo evitar a monotonia da repetição.
Outro conceito muito legal é o da empresa húngara Karton Art Design que recicla móveis antigos e substitui as partes defeituosas com papelão reciclado. O resto da decoração do móvel fica por conta do criatividade do comprador.
A Corque, empresa portuguesa, trouxe para a MWD a exposição Design Living Objects. Objetos e móveis bem legais, como o candelabro-rolha, desenvolvidos através de processos de design sustentável utilizando cortiça, um material natural e reciclável.
Que tal levar a verdura fresca direto ao consumidor sem produzir nenhuma grama de poluição? Divertido conceito intitulado Orto-Ciclo.
A MDW é sempre um espaço repleto de diferentes iniciativas e eventos. O Public Design Festival selecionou 16 projetos para revitalizar os estacionamentos urbanos e criar novos espaços experimentais com soluções inovadoras e criativas para a cidade. Um desses espaços, o Energy Are People. A tabela de "preços" da energia para carregar o celular ou notebook é cotada em minutos de pedaladas. A instalação foi toda feita com materiais reciclados.
Seguindo pelas ruas da Zona Tortona ou pelos infindáveis corredores dos pavilhões em Rho, tomada por visitantes de todo o mundo, é fácil se perder entre milhares de exposições e instalações. Quem vem para Milão nos dias do Salão do Móvel, encontra uma cidade bem diferente de todas as outras semanas do ano. Entre as inúmeras obras, móveis, roupas e ideias, algumas chamam atenção pela proposta de sustentabilidade. Uma das primeiras coisas que gostei nesse primeiro dia da MDW 09 foi o projeto More With Less. São casas moduladas que tem como objetivo repensar o modo de habitar cotidiano, criando um oásis funcional, um novo modo de viver o tempo livre em linha com o estilo de vida atual. O projeto emprega 14 conceitos de sustentabilidade nas casas que, por serem moduladas, podem se adaptar a diferentes contextos e ao mesmo tempo evitar a monotonia da repetição.
Outro conceito muito legal é o da empresa húngara Karton Art Design que recicla móveis antigos e substitui as partes defeituosas com papelão reciclado. O resto da decoração do móvel fica por conta do criatividade do comprador.
A Corque, empresa portuguesa, trouxe para a MWD a exposição Design Living Objects. Objetos e móveis bem legais, como o candelabro-rolha, desenvolvidos através de processos de design sustentável utilizando cortiça, um material natural e reciclável.
Que tal levar a verdura fresca direto ao consumidor sem produzir nenhuma grama de poluição? Divertido conceito intitulado Orto-Ciclo.
A MDW é sempre um espaço repleto de diferentes iniciativas e eventos. O Public Design Festival selecionou 16 projetos para revitalizar os estacionamentos urbanos e criar novos espaços experimentais com soluções inovadoras e criativas para a cidade. Um desses espaços, o Energy Are People. A tabela de "preços" da energia para carregar o celular ou notebook é cotada em minutos de pedaladas. A instalação foi toda feita com materiais reciclados.
Etiquetas:
Milan Design Week 2009
Happy Earth Day | "Hot and Cold" Animation
Muito legal e interessante o vídeo da Repower America e da The Alliance for Climate Protection, pois trata de maneira muito simples dois assuntos muito complexos: economia e aquecimento global. Hoje a economia está "cold" (fria) e o clima está hot (quente)... a proposta é investir em energia renovável para uma economia "hot" e um clima "cold". Visto aqui.
Etiquetas:
Ads,
Environment,
Green,
Illustration,
Social,
YouTube
20 abril, 2009
Forest Spirit Wee Ninja
Forest Spirit Wee Ninja foi criado pela Shawnimals em parceria com a Noon Solar. O pequeno e eco-friendly ninja é 100% orgânico, sustentável e feito a mão. Os materiais utilizados são algodão e lã natural, hemp, madeira e paina, fibra natural da paineira. Forest Spirit Wee Ninja será lançado no dia 22 de abril para celebrar o Earth Day. Visto aqui.
Etiquetas:
Biodegradable,
Environment,
Green,
Kids,
Toy Art
16 abril, 2009
Cardboard Laptop Cradle for Gottino
Adaptando a idéia do post anterior para o wine bar Gottino em NYC, o It'sGreenDesign desenvolveu o "Cardboard Laptop Cradle" para reciclar as caixas de vinhos do local. Foi criado uma versão utilizando a caixa do Prosecco Drusian para o magazine online I Love Gottino. No post convidamos os clientes para irem até o Gottino beberem uma taça de Prosecco di Valdobbiadene e solicitar uma caixa de vinho para realizar o seu próprio "Cardboard Laptop Cradle".
15 abril, 2009
Cardboard Laptop Stand
Uma idéia muito simples, funcional e eco-friendly criada por Eric Stiff para ser utilizada como suporte para o laptop. Basta imprimir o arquivo disponibilizado por Eric no Thingiverse, imprimir o molde e recortar no papelão. Uma idéia perfeita para ser utilizada no I Love Gottino (anterior aqui) como sugestão de reciclagem para as caixas de vinhos.
Etiquetas:
Environment,
Furniture,
Gottino,
Green,
Recycled
14 abril, 2009
Not only a tree is cut down
Recebi através de comentário no meu post "Forests for Life" da campanha do WWF lá na IdeaFixa (post anterior aqui no It'sGreenDesign) o link para esta campanha do Greenpeace.
Ou foi uma grande coincidência ou uma grande "chupada" (termo utilizado na publicidade para a cópia de uma idéia), mas a campanha do WWF, criação da Ogilvy & Mather, Bangkok, é igual a campanha anterior do Greenpeace. Menos mal que ambas são por uma ótima causa...
Etiquetas:
Ads,
Environment,
Green,
Social
07 abril, 2009
Cup Speakers
Achei genial a idéia do designer Dmitry Zagga pela sua simplicidade. Basta 2 copos de papel e dois palitos para transformar os fones de ouvido do mp3 em cup speakers. Mas infelizmente não tenho certeza quanto a sua funcionalidade... Visto aqui.
06 abril, 2009
Whirlpool
De acordo com a campanha publicitária dos produtos da linha 6 Sense da Whirlpool (the green sense) eles "cuidam" do ambiente. Criação da Publicis Milan. Visto aqui.
Etiquetas:
Ads,
Environment,
Furniture,
Green,
House,
Technology
Pepsi Natural ou Pepsi Raw
A Pepsi, adaptando-se as exigências dos novos consumidores, saiu na frente e desenvolveu uma linha "green" intitulada Pepsi Natural ou Pepsi Raw (não ficou claro se o produto é diferente ou o nome é só uma adequação para diferentes mercados). O produto, disponível somente para alguns mercados especiais, é realizado com extratos naturais de maçã, folhas de café, açúcar de cana, água com gás, entre outros ingredientes. A embalagem de vidro é tão "nua" quanto a campanha logo abaixo. Visto aqui e aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)