31 julho, 2008

Invisible Streetlight


O Invisible Streetlight emite luz à noite capturando energia solar durante o dia. O elemento mais inovativo do Invisible Streetlight é que ele não precisa de suporte, pois a sua estrutura flexivel, em forma de galho, fica diretamente presa nas árvores ao longo da rua ou estrada. A instalação é simples e pode ser feita em parques, ruas arborizadas, etc. O Invisible Streetlight se camufla entre as folhas e não atrapalha a beleza dos locais onde fica. Genial. Visto aqui.

Invisible Streetlight emits light at nighttime by saving energy from sunlight during the day. The most innovative element of Invisible Streetlight is that it does not require a support because the flexible body in the shape of tree branch is directly installed to the trees lining a street. Installation is simple in parks and outskirts of urban centers. Also, Invisible Streetlight does not spoil scenic beauty of the surrounding areas.

More information here.

Chute - Celular de Bambu



Chute foi projetado pelo designer Michael Laut para quebrar as normas dos materiais normalmente utilizados em celulares. A proposta é um design mais descontraído e natural com a utilização de bambu agregado a alta tecnologia do dispositivo. Se o bambu serve como material para um capacete como foi visto aqui, não deve ser diferente para um celular.

Chute: Designed to break the norms of what materials are commonly used in a cellular device, Chute conveys a more relaxed and natural feeling from an equally high-tech device.

More information here.

Mitsuaki Iwago x Atmos x Porter


Já foi postado aqui a recente colaboração do fotógrafo Mitsuaki Iwago com a Puma na coleção "Endangered Species Collection". Agora Atmos e Mitsuaki Iwago criaram uma coleção em parceria com a Porter de mochilas e bolsas com fotos de animais ameaçados de extinção. Será lançada pela Atmos em agosto.  Visto aqui.

More information here.
 

30 julho, 2008

Panotram - Conceito de transporte com interação



Trabalho muito interessante da designer Dima Dadshev, de Jerusalém. Esse seu novo projeto, o Panotram, tem um desenho zig-zag que convida os passageiros a interagir entre si, dentro ou fora do tram. O que mais me chamou a atenção foram as "sacadas" que deixam o usuário em maior contato com a paisagem urbana. Para quem, como eu, usa esse tipo de transporte, é uma boa idéia para aproveitar ainda mais a cidade. Visto aqui.

More information here.

El Faro, Pabellón de Iniciativas Ciudadanas



El Faro, Pavilhão de Iniciativas Cidadãs é um espaço que na Expo Zaragoza 2008 acolhe organizações da sociedade civil. Tem como objetivos principais: Denunciar a situação que vivem atualmente milhões de pessoas sem água potável e sem saneamento, mostrar soluções alternativas, promover entre os cidadãos a vontade de mudar para atitudes mais sustentáveis, criar um espaço crítico e participativo e apresentar novos projetos.



El Faro trabalha em torno de 8 temas principais, todos com um duplo objetivo: denunciar os graves problemas existentes e ao mesmo tempo promover modelos de atuação alternativos, viáveis, respeitosos e eficazes com o uso da água. O edifício é um desenho original do arquiteto Ricardo Higueras e foi concebido como resposta à problemática da arquitetura sustentável do século XXI, conectando-se com o conteúdo das palestras da exposição. Sua construção se baseia em critérios de eficiência energética, reciclagem e sustentabilidade. O prédio é feito de palha, barro e madeira certificada. Visto aqui e aqui.

More information here.

Grass Flip Flops


Comemorando o verão no Reino Unido, MisChief criou para Krispy Kreme o primeiro par de chinelos com grama de verdade. Cada chinelo tem mais de 5000 lâminas de grama crescendo na sua sola. Se forem bem cuidados e molhados regularmente a duração pode ser superior a quatro meses. Pares do chinelo serão presenteados para os clientes pendulares de Londres, para que eles possam aliviar o stress e relaxar no "mini-parque" independente do lugar onde se encontrem. Visto aqui

More information here.

Bradford Waugh's Bike with No Chain Design



Bradford Waugh's Bike é o conceito de uma bike com um design incrível. É simples, elegante e muito futurista. Visto aqui. 

More information here and here.

Coat Range



Coat Range é um sensacional cabide em forma de montanhas cobertas de neve. E a natureza não só inspirou a forma, como o conteúdo, pois ele foi criado reaproveitando sobras de madeira. A madeira é certificada e você pode emendar um no outro criando uma grande cordilheira. Visto aqui

More information here

29 julho, 2008

Dog Poo Bags - Shit Happens


Dog Poo Bags é a forma mais higiênica e eco-friendly de você recolher e se livrar da "cáca" do seu cãozinho de estimação. Cada pacote contém 16 coloridas e divertidas Dog Poo Bags e, além de ajudar a manter a cidade limpa, você contribui com o ambiente, pois elas são completamente biodegradáveis. Visto aqui.



More information here.

Ísbjörn/Ice bear


O urso polar inspirou Ísbjörn/Ice bear, projetado com amor e ironia pelo designer islandese Sruli Recht para a Bedroom Community Label de Greenhouse Studios. A imitação de pele do urso artico, em respeito ao animal em via de extinção, é realizada com sobras de pele de ovelha, costuradas seguindo os clássicos cortes de açougueiro. Brinca com a idéia de desperdício e reaproveitamento, é uma ironia aos produtos de luxo. Ísbjörn/Ice bear é uma edição limitada de 10 peças, disponível no Birkiland, e dotado de uma prática e ecologicamente correta embalagem para ser enviada para qualquer parte do mundo. Visto aqui.

More information here.

28 julho, 2008

SkipWaste by Oliver Bishop-Young


Oliver Bishop-Young apresentou dois projetos sobre caixas de entulho para  o New Designers em Londres, no início deste mês. O trabalho do designer é baseado em 3 princípios: troca de resíduos, a reutilização de resíduos e da utilização dos espaços desperdiçados. A primeira é uma proposta de um site para que as pessoas possam enviar as informações sobre o conteúdo das caixas de entulho, permitindo a troca de materiais, antes do seu envio para o aterro. O site SkipWaste, que ainda è uma versão demo, serve para pesquisar o conteúdo, a localização no mapa e ver fotos das caixas. O segundo projeto é sobre a utilização de espaços desperdiçados, dando nova vida para as caixas de entulhos espalhadas pela cidade e criando espaços coletivos como uma piscina, um jardim, uma sala de estar ou uma pista de skate. Visto aqui.


A pista de skate foi realizada a partir de materiais recolhidos na caixa de entulho. Pete King um skater profissional, juntamente com a revista Sidewalk fizeram um artigo sobre o projeto.


Oliver Bishop-Young presented two projects about skips at New Designers in London earlier this month. The first is a proposal for a website where people upload information about the contents of skips so others can salvage items they need from them. The SkipWaste site would be searchable by items required or location and shows a photo of each skip plus its location on a map. The second project involved converting empty skips into public spaces such as skate parks, swimming pools and gardens. 

More information here.

Roof R06 Bamboo



O Roof R06 Bamboo é um capacete feito com fibras de bambu. Não chega a ser uma novidade, pois foi lançado na Europa no ano passado, mas é ótimo exemplo da versatilidade do bambu, pois  passou em todos os testes de segurança aos quais foi submetido.

More information here.

26 julho, 2008

Hip Recycling Campaigns - E-Donor by MTV & HP



E-Donor é uma campanha conjunta da MTV e HP para aumentar a conscientização sobre a reciclagem de velhas tecnologias. A iniciativa visa a educar as pessoas, sobretudo adolescentes, sobre como eles podem reduzir o seu impacto ambiental reciclando os seus antigos gadgets. O vídeo mostra um velho laptop em uma garagem caindo no chão e as peças quebradas transformando-se em um triciclo que sai da garagem escura para as ruas ensolaradas. O vídeo foi criado pela Goodby Silverstein & Partners.

25 julho, 2008

Art Basel Miami Beach



Art Basel Miami Beach, é a mais importante mostra de arte nos Estados Unidos, com um destaque sócio-cultural para as Américas. Uma exclusiva seleção de mais de 220 galerias de arte da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África com obras de mais de 2000 artistas.
Particularmente adorei o trabalho da imagem acima, intitulado Nomade, de Jaume Plensa. E gostei também das releituras dos clássicos bancos de jardim Modified Social Bench A – K, de Jeppe Hein. Vistos aqui.



No inicio dos anos 80 os designers experimentavam tudo e eram animados com o preceito de abolir todos os tipos de regras ou restrições em favor da criatividade. Assim nasceram peças verdadeiramente originais, não-funcionais, e algumas muito próximas a obras de arte, tanto que na última 
Art Basel Miami Beach foi dedicada uma mostra com as peças de vanguarda dos anos 80. Uma das peças mais representativas é a interpretação da famosa Grand Confort Chair de Le Corbusier criada pelo designer suíço Stefan Zwicky: substituiu a prata da estrutura e o couro preto das confortáveis almofadas originais, por uma estrutura em ferro e blocos de concreto. Outro belo exemplo é Checkout Time, um carrinho de mercado reciclado e transformado em cadeira.



Visto aqui.

More information here and here.

Honda Puyo



Puyo é uma onomatopeia japonesa que expressa a sensação de tocar a carroceria macia do veículo. A idéia é criar uma impressão aconchegante e amigável. O Puyo representa a nova idéia de mobilidade que trás junto simplicidade, segurança, diversão e funcionalidade. O objetivo foi criar um design individualizado com o sentimento de quase um animal de estimação, ao mesmo tempo que tira vantagem do maior espaço dentro do formato usado. O design minimalista desempenha alta eficiência; estrutura reduzida e células de hidrogênio agradam tanto os usuários quanto quem apenas o admira.



Alguém sentiu falta de uma dianteira enorme só para guardar um motor barulhento? Nem eu. Visto aqui.

More Information here.


24 julho, 2008

ACROS Fukuoka



Essa semana comecei a trabalhar com o grupo de arquitetos que projetou esse edificio e acabei conhecendo esse belo trabalho. ACROS Fukuoka é um incrível edificio na cidade de Fukuoka no Japão que foi construido no último espaço verde do centro da cidade. Chama muito a atenção pois consegue preservar o máximo de verde possível, graças ao desenho feito pelo escritótio argentino Emilio Ambasz & Associates. São 60m de altura de cobertura verde que mantem a temperatura interna baixa e constante nos dias quentes, o que obviamente reduz muito o consumo energético.



Os terraços-jardins são muito visitados por pessoas que aproveitam a bela vista para relaxar e meditar em meio ao cinza predominate do centro da cidade. Visto aqui.

More information here.

Eco Value WOOD 400% Be@rbrick


Sempre adorei Art Toy, justamente por isso achei o máximo esse Eco Toy. A revista online japonesa Openers juntou forças com organização japonesa More Trees (mais árvores) para criar o Eco Value Wood 400% Bearbrick. É fabricado a partir de pedaços de madeira comprimidos e reciclados. Parte das vendas será destinada à organização More Trees. Visto aqui.

More information here.

Retread Purs


O conceito é semelhante ao da Freitag, as bolsas Retread Purs são feitas a mão utilizando pedaços de câmeras descartadas de pneus de caminhão. As bolsas possuem as gráficas originais das câmeras e as marcas e texturas deixadas pelas viagens do passado e ainda são inesperadamente macias. Visto aqui.

More information here.

Gungfår klätt i äkta fårskinn


Inspirado ainda no último post sobre a Flocks, resolvi postar esta divertida e eco-friendly ovelha sueca, feita artesanalmente em madeira e com um suave e delicioso pelego (couro+lã de ovelha). Do site só foi possível entender algo graças ao tradutor do google. Visto aqui.  

More information here.

23 julho, 2008

Átika - Eficiência para o clima mediterrâneo.



Átika foi progetada como uma casa a baixo consumo energético na qual juntam-se soluções tradicionais como ventilação natural e proteção do sol por brise-soleil, mas também tecnologias novas como o resfriamento alimentado por painéis solares. A casa tem também todas janelas, cortinas e persianas controladas eletronicamente segundo a temperatura interna, índice de humidade, etc. Alta eficiência energética que não precisa abrir mão do conforto nem da beleza. Visto aqui.

More information here.


Flocks


Flocks é uma marca com um trabalho fantástico criado por Christien Meindertsma (1980), que vive e trabalha em Roterdam, na Holanda. Juntamente com um especialista em malharia, um designer gráfico e produtores rurais de todo o mundo ela transforma a lã em peças únicas e exclusivas. No site é possível encontrar todas as informações desde como é feita a tosa dos animais até o ponto utilizado nas malhas, tudo de forma artesanal e extremamente integrado ao meio ambiente.



O mais bacana é que todos os animais possuem um passaporte e um cartão de identidicação. A identificação vem etiquetada na roupa, com foto e todas as informações sobre o animal. No botão encontra-se o nome e o número do animal que gerou a lã necessária para aquela determinada peça, no caso a "ovelha 045".



Flocks criou ainda uma coleção com a lã de um pequeno rebanho de ovelhas do País de Gales. Cada peça da coleção foi produzida a partir da lã de apenas uma destas ovelhas, quando a lã acabava, a peça estava terminada. Na foto acima é possivel ver o passaporte da ovelha, o desenho do casaco e a peça pronta após o final da lã.



Na foto um tapete realizado com a lã de 18 ovelhas e o albúm contendo a foto e as informações de cada um dos animais. Um trabalho realmente incrível.

FLOCKS is the brain child of Christien Meindertsma (1980), she lives and works in Rotterdam. Together with a knitter, a graphic designer, spinners, farmers and felters from all over the world she makes the products for FLOCKS, a knitwearbrand in the broadest sence of the word.

This summer in a village in Wales, a small flock of sheep was shorn. Each garment in the collection was produced from the wool of just one of these sheep, continuing until the wool was finished...

More information here.

Urban and Rural Regeneration


Outras duas ótimas intervenções. Visto aqui e aqui.



22 julho, 2008

Trees Are People Too



Achei sensacional e divertida a intervenção urbana "Trees Are People Too" (Árvores também são pessoas). Visto aqui e aqui.

More information here.

"A city within a city"



Se tratando de "green", vemos que o Canada está muito na frente, segundo prefeito de Toronto, "green" é mais que uma tendencia, é um modo de viver. O 401 Richmond foi construído em 1899 e funcionou até 1994 abrigando diversas industrias. Em 1994 o prédio foi comprado e reformado para abrigar um mix de usos. Hoje são 140 artistas e empreendedores desenvolvendo suas atividades no edifício, criando um ambiente sinérgico e criativo. Os espaços abertos, a cobertura e muitos das salas internas do prédio são locais de expressão de arte e de consciência ambiental. Em 25 de abril deste ano o prédio ganhou o primeiro lugar no Green Toronto Award que premiou as melhores iniciativas no uso do verde nas coberturas como benefício para o ambiente e também o desenvolvimento social. Vivendo no centro de Milão, onde o verde é um componente da paisagem rarissimo de se ver, ficaria feliz de encontrar iniciativas como essa por aqui. Visto aqui.

More Information here.

X-Bike



Parece uma tesoura, mas é uma bicicleta. A X-bike foi criada para ser dobrável e ocupar pouco espaço. É feita de fibra de carbono e vidro fundidos através de ultra-som. Menor e mais prática impossível, por pouco caberia na minha mala. Visto aqui.

21 julho, 2008

Solar Tree

Technorati Profile


A idéia de Ross Lovegrove, criador da "árvore solar de luz" foi realizar um protótipo com design orgânico - feito de formas, materiais e tecnologias buscadas na natureza em um objeto inteligente e socialmente válido que pudesse ajudar a cidade a libertar-se do cinza que normalmente predomina. A luminária é uma árvore solar, um tipo de árvore de ferro que alcança 6 metros de altura. É formada por 10 galhos levemente curvados que suportam disco dotados de células solares. A luminária é autosuficiênte, captura a luz do sol e armazena essa energia em forma elétrica em baterias localizadas na base da estrutura. Na falta de luz, as baterias podem fornecer energia por 3 dias. O protótipo é em fase de desenvolvimento para ser colocado a venda. Um ótimo exemplo de arte inteligente. Visto aqui.

More information here.

Isola - The last Island



Foto do Reed, fotógrafo americano e vizinho aqui em Milão, que conheci através de um amigo. O trabalho dele é muito interessante e vale a pena conhecer o seu site reedyoung. Reed fez uma série de fotos sobre o bairro Isola, Milão, uma área que mudará drasticamente nos próximos anos. Novas habitações, novos centros comerciais e uma nova linha de metrô. O objetivo era retratar de que modo os habitantes da zona estão vivendo a modernização, pois o bairro é a última ilha no coração da metrópole. Na foto o "guerilla gardener" Stefano Massimello, que investe tempo e dinheiro na manutenção do parque que foi demolido.

Isola is one of the few remaining quaint neighborhoods in Milan. But that's about to change dramatically in coming years. How will this place and its inhabitants face the challenge of modernization? Faces and stories from Isola, the last Island in the heart of a metropolis. More information here.